Muitos profissionais precisam ter um registro no órgão responsável por regulamentar a sua profissão, tanto para garantir que o seu trabalho é confiável, quanto para possibilitar que determinadas atividades possam ser executadas por eles. No mercado imobiliários, faz-se necessário que os corretores imobiliários possuam seu próprio CRECI.
O CRECI é o registro emitido para todos os corretores imobiliários pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis. É emitido em qualquer um dos conselhos espalhados pelo país e todos eles são baseados na legislação vigente para existirem e garantirem os direitos e deveres que quem trabalha na área. A regulamentação foi criada no dia 12 de maio de 1978 com embasamento proveniente da Lei Federal 6.530.
Por acaso você vai a um médico que não possui CRM? Ou contrata um advogado para lhe defender sem que o mesmo tenha registro na OAB?
Todavia, na hora de alugar, vender ou comprar um imóvel, tem muita gente que não procura saber se o profissional está atuando de forma legal, ou seja, se ele tem CRECI ativo. E esse simples cuidado pode te livrar de um problemão depois.
Assim como acontece com muitas outras profissões, o mercado imobiliário encontra-se saturado e é preciso que haja uma supervisão desses corretores para evitar que ocorra alguma irregularidade que marche a profissão. Daí a importância de exigir o CRECI.
Não se sinta constrangido em perguntar. Já dizia o velho ditado: é melhor prevenir do que remediar.
Exija o CRECI!